“Temos que nos manter fortes e viver um dia após o outro, comemorar cada vitória, e saber controlar a dor nas perdas”

O médico, Dr. Thiago Cardinal, assumiu Cravinhos como sua cidade de coração, e com seu trabalho efetivo tem ganhado o reconhecimento da população.

Hoje (22/03) apresentamos a sexta história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”, em que estamos retratando diversas pessoas do município cravinhense, que celebrou seus 145 anos no dia 19 de março. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E vamos contar a história de uma pessoa que tem Cravinhos como sua cidade, e ainda tem recebido diversos reconhecimentos da população, trata-se do médico Dr. Thiago Cardinal, 35 anos, e que sempre está pronto para atender os pacientes de forma educada, atenciosa e responsável.

Ele nasceu em São João da Boa Vista (SP), cidade onde viveu até os seus 19 anos, quando passou no vestibular e foi cursar Medicina na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Após se formar, inicialmente pela proximidade com Ribeirão, começou a trabalhar em Cravinhos e outras cidades da região. Em 2011, Dr. Thiago conheceu o hospital de Cravinhos, uma vez que sua esposa já trabalhava na cidade, mas foi somente em 2012, que iniciou seus atendimentos na cidade.

O médico Dr. Thiago Cardinal está há 9 anos em Cravinhos e tem recebido o reconhecimento da população
Foto: Arquivo Pessoal

“Apesar de ter começado a trabalhar em diversas cidades da região, comecei a sentir um carinho especial pela cidade de Cravinhos, e passei a me dedicar exclusivamente ao município”, ressalta Dr. Thiago Cardinal.

E nessa semana a nossa equipe de jornalismo esteve com Dr. Thiago Cardinal para um bate-papo, onde ele pôde explicar um pouco como está sendo encarar a Pandemia Mundial de Coronavírus, seus projetos, o início da carreira e muito mais. Acompanhe!

InterTV Web – Quando decidiu que se tornaria médico?

Dr. Thiago Cardinal – Desde a infância sempre manifestei esta vontade, mesmo não tendo médicos na família, sempre quando me perguntavam o que seria quando adulto já respondia que seria médico.

InterTV Web – Se não fosse médico, o que seria?

Dr. Thiago Cardinal – Nossa não consigo me imaginar fazendo outra coisa em minha vida, mas um hobby que gostaria se pudesse era piloto de carros de corrida.

InterTV Web – Você tem se destacado na cidade de Cravinhos em sua profissão. Qual a sensação desse reconhecimento da população?

Dr. Thiago Cardinal – Me sinto honrado com tanto carinho que recebo da população, isto me incentiva cada vez mais a fazer o meu melhor para cada paciente que atendo no dia a dia.

InterTV Web – Recentemente foi agraciado com o título de cidadão cravinhense. Qual foi a importância e sensação desse momento?

Dr. Thiago Cardinal – Sem dúvida essa honraria foi um dos momentos mais marcantes da minha vida, ser reconhecido como cravinhense me deixou feliz e lisonjeado, pois Cravinhos é a cidade que mora no meu coração.

Recentemente o médico foi reconhecido com o título de “Cidadão Cravinhense”
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Qual o momento mais marcante que você teve em sua profissão?

Dr. Thiago Cardinal – Existem tantos momentos marcantes, que seria difícil selecionar apenas um, mas tive muitos momentos marcantes bons e ruins. Um momento ruim foi a perda de uma gestante e seu bebê que sofreram um acidente automobilístico grave e por mais que fizemos tudo que podíamos, Deus nos mostrou que a medicina tem limites e os levou. 

Houve diversos momentos bons também, como quando atendi um paciente na beira da morte e após algum tempo de todos aqueles esforços, recebi uma visita inusitada do paciente recuperado agradecendo por estar vivo entre nós. Um outro momento bom foi receber um paciente relatando que não precisava de consulta, e sim estava passando em atendimento para agradecer por estar recebendo naquele dia sua promoção no trabalho, pois, havia abandonado o uso de drogas e mudado de vida após uma conversa que tivemos em um dia ruim de sua vida.

InterTV Web – Qual a sensação de estar na linha de frente durante uma Pandemia que tem causado tantas mortes?

Dr. Thiago Cardinal – Nunca imaginei que uma situação dessas poderia ocorrer nos dias de hoje. Quando lia nos livros sobre as pandemias anteriores acreditava que com a evolução da tecnologia e da medicina, facilmente se resolveria um surto no início. Porém surge este vírus para nos mostrar que existem muitas limitações da medicina ainda nos dias de hoje.

Os livros nos ensinam a fazer procedimentos, prescrever medicações, realizar tratamento das doenças, mas não nos ensina a lidar com o dia a dia na linha de frente de uma pandemia. A famosa frase de Hipócrates faz muito sentido neste momento: “curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre…”

Você sai de casa para trabalhar com medo de como será o dia, se haverá muitos pacientes graves e vagas para estes doentes, se algum colega de trabalho será contaminado ou até mesmo se eu irei contrair a doença. Confesso que já trabalhei muitos dias com medo, mas é nessas horas que uma força lá de dentro surge e nos guia para lutar e fazer o possível e o impossível para salvar vidas. Acredito que aconteça o mesmo com todos os profissionais da área da saúde.

Temos que nos manter fortes e viver um dia após o outro, comemorar cada vitória, e saber controlar a dor nas perdas. Muitas vezes somos a ponte de contato entre paciente e familiares, por conta do isolamento, tornando ainda mais difícil as evoluções não favoráveis. No meio de tantas incertezas, a vacina nos trouxe esperança, dando mais segurança e incentivo para continuar esta batalha.

O casal Dr. Thiago Cardinal e Dra. Betânia com a sua filha
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Como você enxerga a atual situação da Pandemia na região de Ribeirão Preto?

Dr. Thiago Cardinal – A região de Ribeirão Preto abrange uma grande população e consequentemente uma grande circulação de pessoas, favorecendo a disseminação do vírus. Porém com as medidas tomadas pelas autoridades dos municípios, nossa região tem controlado da melhor forma possível a disseminação contando com a ajuda da população em respeitar o distanciamento social, e assim evitando que seja ultrapassada a capacidade de atendimento adequado aos pacientes graves.

InterTV Web – O que Cravinhos significa em sua vida?

Dr. Thiago Cardinal – Cravinhos é a cidade que me acolheu, onde tive a oportunidade de me desenvolver como médico e pessoa, e muito do que sou hoje, com certeza eu devo a Cravinhos. Tenho muitos pacientes e colegas de trabalho que se tornaram amigos e hoje fazem parte da minha vida. É uma cidade que me sinto em casa e tenho muito carinho e gratidão.

InterTV Web – Qual a mensagem que você deixa para Cravinhos em seus 145 anos?

Dr. Thiago Cardinal – Agora como cidadão cravinhense tenho o prazer de poder chamar de “minha cidade”, e tenho orgulho de acompanhar o crescimento e desenvolvimento da cidade nesses últimos 9 anos vividos aqui.

Uma cidade abençoada com um belo parque ecológico, repleta de lindas praças, em uma região privilegiada do estado, com diversas empresas sérias que dão oportunidade para uma população unida e com vontade de crescer, um hospital centenário, que prioriza o atendimento humanizado e eficiente sempre em constante evolução e modernização, fazem de Cravinhos uma cidade próspera com boa qualidade de vida, se destacando nas cidades da região.

Parabéns, Cravinhos por seus 145 anos, e que continue seu desenvolvimento e ascensão no mesmo ritmo que vem evoluindo sempre. Que Deus abençoe esta cidade amada!

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: