Mastologia e Ginecologia: entenda a diferença!

Parece confuso para você? Entenda melhor as diferenças entre os termos neste artigo.

O mastologista é o especialista em doenças e cirurgias das mamas. O ginecologista, por outro lado, é o especialista no sistema genital feminino, contracepção e menopausa. A mastologia é uma especialidade com áreas de interseção com a ginecologia, oncologia, radiologia e cirurgia plástica.

Parece confuso para você? Entenda melhor as diferenças entre os termos neste artigo.

Foto: Divulgação

O que significa “ginecologia” e “mastologia”?

Etimologicamente, o termo “ginecologia” significa “estudo das mulheres”. Realizada por ginecologistas, a especialidade dedica-se ao tratamento de doenças do aparelho genital feminino. Ela cuida de problemas menstruais ou da menopausa, contracepção, doenças da mama, útero, ovários, tubas uterinas e órgãos genitais externos.

Assim, trata-se de uma área bastante abrangente de cuidados com a mulher! Já a mastologia, de forma específica, é a especialidade médica voltada para as mamas.

Qual é o papel do mastologista?

O mastologista é o especialista das mamas e doenças associadas. Deve ser consultado regularmente para prevenção de doenças, como câncer de mama; além de quaisquer outras complicações, como pode ocorrer durante a gravidez com empedramento de leite. O mastologista é responsável por auxiliar quaisquer problemas nas mamas independente do sexo ou idade do paciente. Possui competência para prevenção, diagnóstico e tratamento, inclusive estético e reconstrutor das mamas, de acordo com seu treinamento.

Quando procurar por mastologia?

A primeira consulta geralmente pode ocorrer após os primeiros sinais de desenvolvimento das mamas na adolescência. Assim poderá ensinar a mulher desde a sua juventude a conhecer suas mamas e a detectar pequenas alterações. A partir de então, o acompanhamento deve durar a vida toda, com pelo menos uma visita por ano, conforme recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia- SBM.

Foto: Divulgação

Como é realizada uma consulta de mastologia?

A consulta com o mastologista, no geral, precisa contar com muita confiança e, antes de tudo, com uma discussão sobre o motivo da consulta. Durante o exame clínico, o médico realiza perguntas e o exame das mamas, a fim de mapear e evitar problemas de ordem física e até emocionais.

Exames

A mamografia é um exame relativamente simples e que não exige grande preparação. Indicado para mulheres a partir dos 40 anos. Exames devem ser pedidos pelo mastologista após análise da necessidade para cada paciente. Não é necessário depilar antes de uma consulta, por exemplo, ou tomar qualquer providência anterior.

Como se tornar um mastologista?

Para se tornar um mastologista, inicialmente o médico precisa realizar residência em ginecologia ou cirurgia geral, seguido por anos de estudos médicos em Mastologia e, ainda, treinamento especializado de acordo com sua afinidade pessoal. Poderá se dedicar a clínica, imagens ou cirurgias, envolvendo tratamentos oncológicos, estéticos ou reconstrutores.

Gustavo Zucca

Mastologista, pós-doutorado pela Unesp, especialista em oncoplastia e cirurgia reconstrutora da mama pelo Instituto Europeu de Oncologia – Milão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: