Autoridades e médicos se unem para pedir conscientização à população

As campanhas para a conscientização da população e também união de todos no combate ao Covid-19 podem ser vistas, curtidas e compartilhadas através do Facebook da Secretaria Municipal de Saúde (www.facebook.com/saudedecravinhos).

A Pandemia do Coronavírus (Covid-19) tem causado a cada dia mais preocupação nas autoridades, médicos e população. Na região de Ribeirão Preto, a Saúde está à beira do colapso, sendo que até na quinta-feira (01/04), a ocupação de leitos chegou a 95% em hospitais públicos e privados. Muitas pessoas já esperam nas filas por uma transferência para hospitais de alta complexidade e que tenham toda a estrutura de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). E dentro desse cenário ainda temos os pacientes que precisam da UTI devido a outros problemas, como por exemplo, infarto, acidente de trânsito, AVC (Acidente Vascular Cerebral), entre outros.

“Não é só em Cravinhos, mas em toda a região, não existem mais leitos de UTI para atender os pacientes de Covid-19. A cada dia está mais complicado em chara vagas, os médicos e equipe de Saúde estão exaustas e trabalhando em seu limite. Sabemos que eles estão se empenhando para fazer o melhor, por isso mesmo também do outro lado precisamos ajudar a cada um deles. Como? Não aglomerando, saindo de casa somente se necessário, higienizando nossas mãos com água e sabão ou álcool em gel. Chegou o momento de um proteger o outro, e todos se unirem para combater esse vírus”, comenta o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.

Foto: Claudinho Nogueira

Para tentar traçar algumas metas e decisões para conscientizar a população de Cravinhos, O Executivo Municipal, representantes da Santa Casa e membros do Centro de Contingência da Covid-19 se reuniram na segunda-feira (29/03), e lançaram a campanha ‘Todos juntos contra a Covid-19’, que pretende ter a ajuda da população para conter o vírus, e assim não haver a necessidade de medidas mais restritivas do que a fase emergencial.

“Tivemos uma reunião com os donos de supermercados e também outros segmentos, com o objetivo de que todos evitem a aglomeração em seus estabelecimentos comerciais, assim evitando que tenhamos que tomar medidas mais rigorosas”, diz a secretária de Saúde, Roberta Meneghetti.

A Vigilância Sanitária também tem realizado uma fiscalização presente, para que os comerciantes possam realizar as vendas somente no sistema drive thru e delivery, assim seguindo o decreto de fase emergencial.

“Queremos pedir também à população que evitem ir até a unidade de emergência por coisas simples, porque isso tem feito com que o atendimento aos pacientes prioritários fique comprometido. Queremos atender a todos com excelência, mas nesse momento quem não for caso de urgência procure uma das quatro Unidades Básicas de Saúde, e deixe o pronto socorro somente para casos de extrema urgência”, diz o médico, Dr. Thiago Cardinal.

Foto: Claudinho Nogueira

A Santa Casa de Cravinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde tem feito diversos investimentos em equipamentos e medicamentos, mas mesmo assim é momento de todos se unirem e evitarem com que se precise de uma UTI, porque casos mais graves tem levado a óbito diversas pessoas em toda a região.

“Podemos montar 50 unidade de UTI e sempre vai precisar de mais, o importante é que ninguém se aglomere, fiquem em casa, a Saúde está em colapso e isso é de conhecimento de todos, então evitem ter que usar uma Unidade de Terapia Intensiva. Como? Ficando em casa e quando forem sair usem máscara”, afirma o vice-prefeito de Cravinhos, Márcio Barroso.

As campanhas para a conscientização da população e também união de todos no combate ao Covid-19 podem ser vistas, curtidas e compartilhadas através do Facebook da Secretaria Municipal de Saúde (www.facebook.com/saudedecravinhos).

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: