Viña Leyda

Degustação de vinhos chilenos na Grand Cru Ribeirão Preto

No dia 20 de outubro tivemos a chance de degustar alguns vinhos da Vinícola Leyda, do Chile. A brand ambassador da marca, Catalina Castro, esteve presente para falar e explicar desde a plantação até o aroma no nariz.

Foram degustados 6 vinhos. Dois brancos e quatro tintos. Começamos com o Sauvignon Gris 2013, Single Vineyard Kadun 2013. Eu, particularmente, gosto bastante dessa uva bastante comum no Chile e, muitas vezes, difícil de se encontrar por aqui. Essa, então, é uma boa opção quando se busca um vinho assim.

Depois degustamos um Riesling 2012 que é bem diferente dos que vem da região Alsácia, por exemplo. Um vinho bastante mineral, com uma complexidade incrível. É possível perceber aromas de algumas frutas, inclusive carambola.

Indo para os tintos, o Pinot Noir 2014, Single Vineyard Las Brisas, é bastante equilibrado, fácil de beber, taninos presentes e excelente retrogosto.

O Cabernet Sauvignon 2014 é sempre uma boa pedida dessa uva clássica e tão conhecida em todo mundo. Esse em particular é Single Vineyard Belloto. Depois partimos para um Carmenère 2011, Single Vineyard Talhuén. Essa uva é o ícone do Chile que está muito bem representada nesse vinho. Passa 12 meses em barricas de carvalho o que traz um aroma único, além de ser maturação tardia.

E por fim, um Single Vineyard Canelo, da uva Syrah safra 2014. Um Syrah diferenciado, com nuances de cânfora, erva mate, canela, chocolate e geleia de framboesa. Sempre com um toque especial do terrior único do Vale de Leyda.

História da Vinícola

A jovem vinícola fundada em 1998 é pioneira no Valle de Leyda e foi a responsável por esta nova denominação de origem chilena em 2002. Seus 245 hectares de uvas são plantados a 14 km do Oceano Pacífico, em condições muito favoráveis às uvas brancas e Pinot Noir. Seu Lote 21 é considerado por muitos com o melhor Pinot Noir da América Latina. O destaque é para sua jovem enóloga Viviana Navarrete.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: