Vinhos Verão – Espumantes

É uma das bebidas mais versáteis que existem, pois ela vai bem com quase tudo e em qualquer ocasião

A bebida clássica dos brindes combina muito bem com o calor. Servida gelada a temperaturas com apenas um dígito, ela refresca e eleva a alma. Ela é leve e refrescante, as borbulhas deixam tudo ainda mais interessante, acariciando a boca e às vezes fazendo até cócegas no nariz.

Essas borbulhas são características das bebidas espumantes, popularmente conhecidas também como champagne. Por definição todo champagne é espumante, mas o contrário não é verdadeiro, já que somente as espumantes (seguindo todo uma lista de obrigações) produzidas na pequena região francesa é que podem levar esse nome no rótulo.

Em outros lugares os espumantes levam nomes específicos da região ou país, como na Espanha, onde se chama Cava e na Itália, Prosecco. Um ponto importante a se considerar nas espumantes, além do perlage, que é o efeito das bolinhas subindo, é considerar a doçura. Elas começam na escala com o açúcar próprio da uva até o ponto final em que é adicionado açúcar de outras fontes.

Seguindo do que tem menos açúcar para o que tem mais, temos as seguintes categorias: Nature, Extra Brut, Brut, Extra Seco, Seco, Demi-Sec e Doce. Algumas bebidas tem a doçura acentuada da uva utilizada ser mais doce, como em alguns vinhos Moscatel. Esses são bem recomendados para acompanhar a sobremesa ao final da refeição. Mas se você gosta e quer beber durante todo o jantar, também não tem problema.

No Brasil são produzidos excelentes espumantes, inclusive rosés, como o Espumante Jeroboam Chandon Rosé Brut. Outras vinícolas nacionais interessantes são a Casa Valduga, Geisse e Casa Perini. Mas tem muitas outras.

Para finalizar, deixo uma receita de Aperol Spritz para refrescar nesses dias de calor:

  • 100mL de Aperol;
  • 150mL de espumante Prosecco;
  • 50mL de soda ou água com gás;
  • Gelo a gosto;
  • Uma fatia de laranja.

Quer saber mais sobre vinhos? Compre o ebook da Universidade do Vinho.

Emir Freiberger

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo. Pós graduado em artes visuais, trabalha entre o mundo das artes e programação de sites e programas web.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: