Alimentação inadequada pode aumentar os riscos de trombose

A trombose venosa profunda é uma situação grave caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) nas veias profundas das pernas que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue. Atualmente, fala-se muito a respeito os riscos de trombose e o uso contínuo de anticoncepcionais, porém muitos esquecem que essa doença pode ser provocada por fatores que vão além do uso dessa medicação, como, por exemplo, a má alimentação. O trombo pode ainda fluir pelo sangue e atingir outros órgãos importantes como o pulmão ou o coração causando graves consequências.

A alimentação com excesso de gordura, açúcares refinados, alimentos ultra processados, baixa ingestão de fibras e alto consumo de bebidas alcoólicas, pode ser fator desencadeante para problemas de circulação, o que favorece o aparecimento da trombose.

Sendo assim, a alimentação balanceada em vitaminas, minerais, fibras, ingestão adequada de água e prática regular de atividade física, favorece a circulação sanguínea. Outro fator importante a ser mencionado é com relação a alimentos fontes de vitamina K. Essa vitamina é responsável pela coagulação sanguínea e seu excesso pode deixar o sangue mais grosso, portanto se a pessoa possuir susceptibilidade a formar trombos ou já faça algum tratamento pra trombose, é importante reduzir o consumo dessa vitamina que está presente em vegetais verdes escuros e miúdos.

A seguir, uma lista de alguns alimentos que auxiliam na prevenção da trombose:

– Frutas cítricas: Limão, laranja e tangerina, são alimentos ricos em vitamina C, importantes porque essa vitamina fortalece a parede dos vasos sanguíneos.
– Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos.

– Linhaça e chia: Ricos em vitamina do complexo B, auxiliam na boa circulação do sangue. Também são fontes de ômega 3, que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

– Alho: Melhora a circulação do sangue, ajuda a controlar a pressão arterial e alivia as dores estomacais. Utilize como tempero nas preparações do dia a dia.

– Salmão e sardinha: Peixes ricos em ômega 3, nutriente que evita a formação de coágulos e de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos e diminui a inflamação.

– Castanhas: Ricas em vitaminas, fibras e gorduras boas, as castanhas auxiliam a circulação sanguínea, ajuda a combater o câncer, protege o coração.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: