Como controlar a ingestão excessiva de alimentos à noite
O hábito de comer em excesso durante a noite pode contribuir significativamente para o ganho de peso excessivo e até mesmo a obesidade. Torna-se importante salientar que comer em excesso durante a noite é diferente da síndrome do comer noturno que trata-se de um transtorno alimentar caracterizado por anorexia matutina, consumo exagerado de alimentos após as 18h e insônia, que leva ao comer durante a noite. Portanto, são casos bem distintos e com tratamentos diferenciados, sendo a síndrome do comer noturno um caso mais grave e que deve ter acompanhamento por uma equipe multiprofissional.
Os excessos alimentares durante a noite podem ser desencadeados por fatores fisiológicos, emocionais e ambientais. Existem algumas condutas que pioram esse comportamento, como por exemplo, permanecer muitas horas sem se alimentar. Algumas orientações podem ser seguidas para melhorar o descontrole alimentar:
- Organize a sua alimentação, prefira alimentos que além da promoção da saúde promovam saciedade e prazer.
- Não fique muitas horas sem comer. Faça refeições regulares ao longo do dia.
- Dê preferência a alimentos integrais, possuem maior quantidade de fibras provendo maior saciedade.
Confira o ebook com 500 Receitas Low Carb para sua dieta
- Coma devagar em todas as refeições. Mastigar bem os alimentos pode promover maior saciedade.
- Inicie as refeições pelas saladas e vegetais que são fonte de fibras, têm baixa densidade energética e promovem saciedade.
- Nos lanches associe proteínas aos carboidratos, a absorção fica mais lenta, promovendo maior saciedade.
- Evite beliscar os alimentos ao longo do dia.
- Pratique atividade física, ela auxilia na redução de estresse e ansiedade, aumenta o gasto energético do dia a dia, estimula a liberação de hormônios que geram prazer.
Conheça o livro A Saúde Brota da Natureza e tenha uma mais saudável