Como melhorar a saúde e evitar gripes e resfriados no Inverno
Nosso sistema imunológico é beneficiado quando há na alimentação uma variedade de vitaminas e minerais.
O inverno favorece o desenvolvimento de gripes e resfriados, pois deixa nosso organismo mais sensível devido às baixas temperaturas. As temperaturas mais baixas fazem com que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados e isso favorece a disseminação dos vírus. A melhor forma de fortalecer nosso organismo para evitar essas doenças é melhorar a qualidade de vida através de uma boa alimentação, mantendo assim, nosso sistema imunológico mais eficiente.
Nosso sistema imunológico é beneficiado quando há na alimentação uma variedade de vitaminas e minerais, que são provenientes dos diferentes grupos alimentares (carboidratos complexos, frutas, verduras, proteínas) combinados com um estilo de vida que envolva exercícios físicos regulares, sono e baixos níveis de estresse. Portanto, manter o equilíbrio de todos esses fatores é essencial para conseguir atingir o melhor funcionamento do sistema imune.

As dicas para aumentar a imunidade e consequentemente a saúde são:
– Não fumar
– Praticar exercícios físicos regularmente
– Manter um peso saudável
– Consumir bebida alcoólica com moderação
– Dormir no mínimo 8 horas ao dia
– Tentar minimizar o estresse
– Tomar sol diariamente

Além dessas mudanças na rotina, a parte alimentar deve englobar nutrientes como a vitamina C, D, E, zinco, selênio, betacaroteno, glutamina, probióticos e probióticos.

– Zinco: Atua como cofator em papéis estruturais em muitas proteínas. Fontes: Carnes vermelhas e de aves, feijão, lentilhas, amêndoas, amendoins, grãos integrais, leite e derivados.
Selênio: tem funções funcionais, estruturais e enzimáticas em uma variedade de proteínas. O baixo status de selênio está associado a um maior risco de doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares. Fontes: Castanha do Brasil, gema de ovo, sementes de girassol e frango.
Betacaroteno: antioxidante que pode reduzir a inflamação e aumentar a função imunológica. Fontes: Batata doce, cenoura, mamão, abóbora e tomate.
Glutamina: tem função em várias células imunológicas, incluindo neutrófilos, macrófagos e linfócitos. Fontes: Carnes, ovos, peixes, iogurte, queijo, leite, beterraba, couve, salsa, repolho, espinafre, feijão, favas e ervilhas.
Vitamina C: a deficiência de vit. C aumenta a suscetibilidade a infecções como pneumonia. Fontes: Pimentões vermelhos, laranjas, morangos, brócolis, mangas, limão, laranja, acerola e abacaxi.
Vitamina D: pode reduzir o risco de infecções virais, reduzindo a produção de compostos pró-inflamatórios no organismo. Fontes: Óleo de fígado de bacalhau, salmão, atum e ovo.
Vitamina E: antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e auxilia a resposta imune natural do corpo. Fontes: Nozes, sementes e azeite