Frutas da Estação

Alimentos comprados na safra encontram-se em seu melhor estado nutricional, pois contêm vitaminas e minerais em maiores proporções.

As frutas são alimentos que devem estar presentes em uma alimentação balanceada. Elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e água, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Em determinadas épocas do ano, as seções de frutas do supermercado mudam, devido à safra de cada alimento, quando a colheita é maior. Alimentos comprados na safra encontram-se em seu melhor estado nutricional, pois contêm vitaminas e minerais em maiores proporções, apresentam-se bem desenvolvidos por estar na época e, por essa razão, também há menor uso de agrotóxicos. Eles estão mais doces e saborosos e os seus preços são menores, pois há maior oferta.

Foto: Divulgação

Para o cultivo de frutas fora da época, é necessário uma intervenção humana, que é a aplicação de grandes quantidades de produtos químicos para que a fruta possa se desenvolver e, por consequência, perdem a qualidade, ficam mais caras (pelo grande investimento de agrotóxicos e técnicas agrônomas para que a fruta amadureça).

A seguir algumas frutas com seus benefícios, quando são consumidas na época de safra.

Abacate: rico em vitaminas B, A, C, E, B6 e minerais como potássio, ferro e magnésio. Sua composição de ácidos graxos monoinsaturados é alta, o que faz com que ele seja calórico, porém a gordura monoinsaturada é conhecida por seus benefícios ao organismo e à saúde cardiovascular. O abacate é muito versátil, pode ser consumido como fruta, isoladamente ou com outras frutas, como ingrediente de preparações salgadas (guacamole), complemento de saladas, vitaminas, patês e mousses.

Mamão: fruta rica em antioxidantes, que auxilia o combate aos radicais livres e estimulam o sistema imunológico, ajuda a melhorar a digestão e o funcionamento do intestino. Possui quantidade significativa, na composição do mamão vitaminas como C, A, E e K . O mamão pode ser consumido como fruta in natura, cremes, vitaminas, sucos, doces, pode ser utilizado maduro e também verde (para algumas preparações como refogados).

Caqui: alimento com quantidade alta de betacaroteno em sua composição, que auxilia na visão, manutenção e construção das células do tecido epitelial, crescimento dos ossos e tecidos moles e ainda possui função antioxidante e de manutenção do sistema imunológico. O caqui pode ser consumido como forma de lanches rápidos, geleias e cremes.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

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