Ingestão de fibras e saúde da microbiota intestinal

Existem dois tipos de fibras, as solúveis que podem ser encontradas em alimentos como a aveia e as insolúveis que estão presentes nas cascas das frutas e dos grãos

Estima-se que cerca de 100 trilhões de bactérias vivem dentro do nosso sistema digestivo. Este conjunto de bactérias e outros micro-organismos formam a microbiota intestinal que auxilia em processos fisiológicos, como a digestão e a produção de vitaminas, além de fortalecer o sistema imunológico no combate de bactérias nocivas à saúde. Desse modo, para garantir o bom funcionamento do organismo é essencial mantê-la saudável e a alimentação é o principal modo de alcançar este equilíbrio. 

A alimentação é o primeiro passo para manter a microbiota intestinal regulada e saudável. As fibras presentes em alimentos integrais (arroz, pães, massas), frutas, verduras e legumes são vitais, uma vez que algumas bactérias do intestino as digerem e produzem ácidos graxos importantes para a saúde do intestino. Além disso, uma boa ingestão de fibras e água ajuda a prevenir e tratar a constipação intestinal e promove a sensação de saciedade por mais tempo.

Existem dois tipos de fibras, as solúveis que podem ser encontradas em alimentos como a aveia e as insolúveis que estão presentes nas cascas das frutas e dos grãos. As fibras solúveis ajudam a controlar a liberação de açúcar no sangue e capturam o excesso de glicose e colesterol da corrente sanguínea, já as fibras insolúveis, auxiliam a formação do bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada oito gramas a mais de fibras alimentares ingeridas por dia há uma redução de 5% a 27% do risco de desenvolvimento de doenças coronarianas, diabetes tipo 2 e câncer no colo retal.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: