Nutrição e estética

Atualmente a alimentação tem ido além dos benefícios a saúde e tornando-se um aliado aos problemas estéticos enfrentados pro homens e mulheres. Os incômodos estéticos mais comuns são a acne, estrias, celulite, gordura localiza e envelhecimento cutâneo. A alimentação saudável aliada a bons hábitos de vida podem ser fatores determinantes para reduzir muitos destes problemas.

Pesquisas revelam que uma alimentação rica em frutas frescas e vegetais com consumo reduzido de alimentos industrializados, bebida alcoólica e cigarro favorece o controle da acne. Esse controle também engloba tratamento de higienização adequado e limpeza de pele, uma dieta hipogordurosa e rica em vitamina C, A, zinco e probióticos.

Com relação a flacidez, fator que afeta muitas pessoas que começam a realizar dieta para perda de peso, deve-se evitar ser sedentário, fumar, grandes oscilações de peso e dietas radicais desequilibradas em nutrientes. A alimentação deve ser composta por alimentos proteicos (carnes magras, aves, peixes, queijo branco, leite, iogurte) além das verduras e frutas que devem estar presentes na alimentação diariamente. Outro fator extremamente importante é a ingestão adequada de água ao longo do dia. Alimentos como frituras, salgadinhos, embutidos (salsicha, presunto, mortadela) e doces devem ser evitados.

A obesidade além de ser outro fator estético é um dos grandes problemas de saúde pública atualmente, pois pode desencadear outros tipos de comorbidades. O ganho excessivo de peso pode ser evitado com a prática regular de atividade física e com alimentação saudável e equilibrada.

Com relação as estrias, que podem aparecer pelo crescimento, gestação ou ganho excessivo de peso, o controle pode ser realizado através da hidratação adequada da pele e do organismo, evitar ganhar e perder peso muitas vezes e manter uma alimentação equilibrada. Os tratamentos para melhoras das estrias incluem o ácido retinoico e procedimentos como peelings, além de dieta hipogordurosa, terapia nutricional antioxidante (uso de alimentos que fornecem antioxidantes naturais como azeite de oliva, castanhas, frutas, vegetais, suco de uva roxa, linhaça).

A celulite é outro fator assustador para muitas mulheres e é um problema de causa multifatorial, mas que tem, na dieta hipercalórica, pobre em fibras, vitaminas, minerais e água, uso de álcool, sedentarismo alguns dos fatores desencadeantes. O controle pode ser realizado através de uma dieta saudável, prática de atividade física, controle do estresse, suplementação de vitamina A, vitamina E, vitamina B12, ácido fólico, vitamina C e glutamina.

O envelhecimento tem como causa o desgaste natural da pele, o qual é potencializado pelos raios UV. O controle pode ser feito através do uso de protetor solar, consumo de álcool moderado, dieta rica em antioxidante, hipocalórica, com fibras, boa hidratação e evitar o cigarro.

A gordura localizada pode ser melhorada através da prática de atividade física, controle alimentar e manutenção do peso saudável.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: