Vandinho da Pescão é o novo secretário de Meio Ambiente de Cravinhos

Vandinho da Pescão, como é conhecido, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Política Agricola, na segunda-feira (17/05), e já começou a mostrar o seu trabalho.

O cravinhense Vanderson Carniel, tem 37 anos, filho de Benedito e Sueli Carniel, é esposo de Poliana e com quem tem a pequena Marina. Teve a sua infância no bairro Bela Vista, estudou quando criança na creche das Irmãs Franciscanas, posteriormente na escola estadual “Prof. Francisco Gomes”, e no contra turno ainda frequentava a Casa da Criança de Cravinhos. Cursou o Ensino Médio na escola estadual “Cel. João de Souza Campos”. Trabalhou como vendedor de picolé, lavador de caminhões e empacotador de pipoca doce em uma fábrica. Aos 16 anos foi trabalhar na loja de ferragens de seu tio, onde ficou por 10 anos. Aos poucos foi conquistando seu espaço, e decidiu por se tornar sócio-próprietário da empresa “Pescão”.

Pelo amor aos animais e natureza decidiu por cursar Ciências Biológicas, em que se graduou e ainda fez pós-graduação em Gestão Ambiental pela UFSCar. Já foi professor da rede estadual de ensino e trabalhou com alguns projetos relacionados ao meio ambiente, tendo o seu trabalho de conclusão da pós-graduação sobre “O Descarte Irregular dos Resíduos da Construção Civil (RCC) em Cravinhos/SP”.

Vereador licenciado, Vandinho da Pescão, assume a Secretaria de Meio Ambiente e Políticas Agrícolas
Foto: Kennedy Oliveira

Já foi presidente do Lions Clube de Cravinhos, em que faz parte até os dias atuais, e no ano de 2020 decidiu por disputar uma cadeira no Legislativo Municipal, e em sua primeira eleição foi eleito com 481 votos pelo partido PSDB. A sua competência, qualificação, comprometimento e força de vontade, fez com que o prefeito Itamar Bueno, fizesse o convite para ele assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o que depois de muito pensar e analisar decidiu por aceitar esse desafio, e com a certeza que pode fazer muito mais para a população cravinhense.

Vandinho da Pescão, como é conhecido, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente, na segunda-feira (17/05), e já começou a mostrar o seu trabalho. E nessa semana ele conta um pouco dessa sua trajetória para a nossa reportagem.

“Para os que me conhecem mais a fundo, sabem da minha índole, determinação, lisura e, principalmente, força de vontade e capacidade para realizar as ações”.
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Você concorreu pela primeira vez para o pleito eleitoral e já foi eleito para vereador. Qual foi a sensação?

Vandinho da Pescão – Sensação única. Sempre acompanhei política de longe, não era muito envolvido, apenas observava aos fatos relacionados a política. Quando meu pai abriu mão da sua segunda candidatura e disse que eu deveria me candidatar, neguei bastante. Gostava de ajudar as pessoas, mas não envolvido a mecanismos políticos.   Enfim, depois de muita insistência dos familiares e amigos mais próximos, resolvi me candidatar.

Como sempre gostei de “executar”, pensei em me candidatar a prefeito, mas depois de muita conversa com os políticos, houve um bom senso de iniciar pelo Legislativo, mesmo sendo poderes diferentes. Filiei-me no PSDB, partido composto na época do excelentíssimo senhor prefeito, José Carlos (Boi) e do então candidato a prefeito, Itamar Bueno.

Juro que foi um desafio fazer parte de uma candidatura tão disputada, mesmo dentro do partido, pois entendo que a maioria dos políticos para a reeleição estavam disputando uma vaga no legislativo pelo PSDB. Trabalhei bastante e com uma equipe boa, enxuta, sem recursos, mas com boas propostas, conseguimos obter uma vaga no Legislativo Municipal. Tive 481 votos e fui eleito o quarto mais votado dentre os 13 vereadores, sendo o segundo do PSDB.

InterTV Web – Durante esses 135 dias, o que você fez de mais relevante na Câmara Municipal?

Vandinho da Pescão – Confesso que após a eleição comecei a estudar. Li e re-li a Lei Orgânica do Município e o Regimento interno várias vezes. Tinha em mente que apesar de não viver política, naquele momento era o “start” para que acontecesse. Coloquei-me a disposição sempre e relato que sou uns dos vereadores que mais protocolou, através de ofícios, indicações, moções e requerimentos pedidos ao Executivo. Além de ser atendido em mais de 90% dos pedidos, eram pedidos pautados no bem coletivo e, principalmente, relacionados a organização e limpeza urbana, saúde, causa animal e vacinação.

Também visitei além de muitos munícipes, todos os secretários municipais e muitos departamentos da administração pública, colocando-me a disposição para que o mecanismo público funcionasse de maneira rápida, justa, igualitária e de interesse coletivo. Sempre prezei pela parceria do Executivo, Legislativo e sociedade civil para que nossa cidade cresça a cada dia. Também utilizei minhas redes sociais e a Tribuna da Câmara para dar informações e transparência das ações tomadas e/ou solicitadas.

Vandinho participou, juntamente, com os servidores municipais de Cravinhos, Tiago Pereira, Emerson Paulosso e Jeferson Sertório do Treinamento da Brigada de Incêndio
Foto: Divulgação

InterTV Web – Como você avalia a atual Câmara Municipal de Cravinhos?

Vandinho da Pescão – Entendo ser uma Câmara “mista” pois como eu, muitos haviam sido eleitos vereadores pela primeira vez. Foi importante a composição das cadeiras dessa forma, pois temos lá a experiência dos vereados reeleitos e a garra e determinação dos novos. Sempre enalteci o trabalho de todos os vereadores, entretanto alguns demonstram mais seu trabalho e outros menos, tudo uma questão de perfil partidário, mas a meu ver todos tem se empenhado no bem coletivo.

Outra observação que muitos defendem causas ou temas diferentes, como causa animal, outros segurança, outros saúde, esporte, entre outros. Imagino que por perfil social ou funcional alguns temas são mais próximos de alguns vereadores do que outros. No meu caso sempre salientei uma intenção de lutar por uma cidade mais limpa, social e empreendedora. Gostaria do espaço para enaltecer o trabalho de todos os funcionários da Câmara Municipal, sem exceção, pois trabalham incansavelmente por um Legislativo funcional, ágil e juridicamente positivo. Enaltecer também o trabalho do Presidente da Câmara, biênio 2021/2022, José Francisco Matasso Ferdinando, “Cabelim”, pela acolhida, conduta e orientação aos mais novos de casa.

InterTV Web – Recentemente você foi convidado pelo prefeito Itamar Bueno a assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Política Agrícola. Você aceitou esse desafio?

Vandinho da Pescão – Sim. Aceitei e estou muito feliz em poder representar uma das Secretarias mais importantes do município.

InterTV Web – Com o convite aceito, como você pode contribuir em prol da população de Cravinhos na área de Meio Ambiente?

Vandinho da Pescão – Entendi que devido a formação poderia neste momento colaborar mais com o município como um todo, propondo ações concretas, como o descarte legal e consciente do lixo, coleta seletiva, educação ambiental, política agrícola, entre outras.

InterTV Web – Os seus eleitores o elegeram como vereador e agora você aceita ser secretário de Meio Ambiente. O que você pode falar para seu eleitor?

Vandinho da Pescão – A palavra no momento seria comprometimento. Para os que me conhecem mais a fundo, sabem da minha índole, determinação, lisura e, principalmente, força de vontade e capacidade para realizar as ações. Tudo que faço e/ou participo dou o meu melhor e tenho certeza que a população e os eleitores irão entender que a decisão tomada envolve o município como um todo.

Não abriria mão do comércio local familiar e da Câmara se não fosse para fazer a diferença e fazer acontecer. Respeito os munícipes que não aceitam algumas mudanças e entendo-os e peço o voto de confiança para que juntos, possamos realizar medidas visando uma cidade mais bela, limpa, arborizada e sustentável.

Reunião junto aos profissionais da Educação para implementação de políticas públicas ambientais
Foto: Divulgação

InterTV Web – Mesmo você sendo secretário de Meio Ambiente, o trabalho em prol da população continuará a ser feito?

Vandinho da Pescão – Com certeza! Sempre colaborei e sou membro de um tradicional Clube de Serviços aqui de Cravinhos. Temos o lema de servir e entendo que a ação social deve vir acima de tudo. Não há nada mais gratificante que servir o seu semelhante, os mais carentes, menos favorecidos. Para os que acompanharam minha campanha política, fiz o compromisso do gabinete móvel (trailer) e o mesmo já está pronto. Não abrirei mão de alguma forma rodar pelos bairros, escutando e dando voz a população. Agendaremos com antecedência e visitaremos todos os bairros elencando problemas, soluções, elogios, críticas e dando informações. Estamos promovendo uma ação chamada “Campanha do Agasalho”, nos meses de maio e junho, entres outras. Entendo que as ações sociais devem ser intensificadas a cada dia, lutando por uma cidade mais digna.

InterTV Web – Esse cargo é mais um desafio em sua vida? Como fazer um trabalho bom, competente e que atenda os anseios dos moradores de Cravinhos?

Vandinho da Pescão – Toda trabalho bem desempenhado demanda três pilares, sendo, competência, habilidade e determinação. Tenho total apoio da administração pública, em especial, do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Itamar Bueno, que também está com muita garra, gás e dedicação, para realizar e propor propostas que realmente sejam eficazes e, principalmente, eficientes. No meio ambiente devemos propor ações que visam colaborar por uma cidade mais limpa, bela, arborizada, conscientizada e, principalmente, organizada.

InterTV Web – Suas considerações finais.

Vandinho da Pescão – Agradecer o espaço e matéria, proporcionando a minha pessoa, mais transparência e informação aos munícipes. Dizer que a dedicação em realizar e fazer acontecer já é um traço de personalidade e podem ter certeza que em breve já verão algumas mudanças ambientais em nossa cidade. A visão sobre meio ambiente deve ser em 360 graus, englobando diversos temas, como água, energia, fauna e flora, entre outros. Meu compromisso mais uma vez é de colaborar ao máximo pela nossa cidade. Grande abraço a todos.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: