Caminhada da Fé proporciona devoção e superação

O Caminho da Fé é um momento de muita reflexão e bênçãos, além de superação dos limites.

No domingo (19/09), Cravinhos comemorou 13 anos em que foi incluído no “Caminho da Fé” e inaugurou seu Portal, localizado na praça da Paróquia Santa Luzia. Para este marco, peregrinos, ciclistas, atletas, entre outros, participaram de um percurso com destino a São Simão, em um trajeto de 31km.

Com saída marcada para às 6 horas da manhã, o grupo chegou a Paróquia Santa Luzia e recebeu as bênçãos do Padre José Humberto Motta (Pe. Beto), e todos seguiram para realizar a caminhada que foi dividida em três trechos: Portal de Cravinhos até a Fazenda Café Velho (8km); Portal de Cravinhos até a Parada do Suco (17km) e; Portal de Cravinhos até o Portal de São Simão (31km).

Fotos: Kennedy Oliveira

Durante o trajeto foi possível ouvir muitos relatados sobre o porquê da realização dessa caminhada, e o que mais emociona são as histórias de superação e promessas que começam a ser cumpridas. Outros dizem que decidiram fazer somente para praticar alguma atividade física ou até mesmo se prepararem para trajetos mais longos. E nesse ano, atípico, também tivemos os relatos do tempo muito quente e seco e a pandemia, que impossibilitou a realização em 2020.

“O ano passado não pôde acontecer essa caminhada e nesse ano quem participa pode ver que está um tempo muito seco e quente, mas quero parabenizar toda a organização do evento por toda a estrutura que foi montada e apoio que deu aos participantes. Que no próximo ano possamos realizar esse trajeto novamente”, revela Gabriela Sanches.

O Caminho da Fé é um momento de muita reflexão e bênçãos, além de superação dos limites, sendo que de todos que saíram em torno de 150 pessoas conseguiram completar os 31 quilômetros, mas mesmo assim os que pararam antes não foram menos corajosos.

“Dividimos o trajeto em três para que as pessoas pudessem ter os pontos de apoio e quem quisesse retornar com os ônibus assim fizesse. Só tenho que agradecer a todos que trabalharam e tentaram ao máximo dar uma assessoria completa aos peregrinos”, diz a diretora municipal de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini.

Também participaram do percurso em torno de 100 ciclistas, que, além de completarem o Caminho, puderam colocar sua resistência à prova.

Pelo percurso, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Turismo, equipe da Garagem Municipal e os funcionários municipais, foi possível apreciar e desfrutar da caminhada durante todo o trajeto.

“Nós, em nome da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, gostaríamos de agradecer todas as pessoas que participaram nos bastidores desse grande evento. Aos servidores municipais que trabalharam dias antes preparando o caminho e aos servidores que trabalharam no dia da caminhada. Queremos agradecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Garagem Municipal, Secretaria da Saúde, SAMU, que nos ajudaram com a locomoção do retorno dos peregrinos e com os carros de apoio. A colaboração da Prefeitura Municipal de São Simão, nas pessoas do prefeito Marcos Bonagamba; do diretor do Departamento de Turismo de São Simão, Eduardo Pretel; e do presidente do Comtur de São Simão, Sérgio Salvador, que permaneceram no portal de São Simão até o último peregrino chegar. E por fim, queremos agradecer ao Padre Beto pela parceria e pela benção aos participantes antes da saída, fortalecendo a todos, e também o padre da Igreja São Simão Apóstolo, João Carlos Pedrosa, que abriu a paróquia e esteve presente para acolher os peregrinos. Não temos palavras para descrever nossa gratidão. Sem esse trabalho em conjunto e toda essa união esse evento não teria sido esse grande sucesso”, conclui a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.

Vale salientar que esse trajeto faz parte do “Ramal Padre Donizetti”, que ao todo possui 147 km com saída de Sertãozinho, passando por Dumont, Bonfim Paulista, Cravinhos, São Simão, Santa Rosa de Viterbo e por fim, Tambaú.

Alimentos arrecadados

Durante as inscrições para a Caminhada da Fé foram recebidas doações de alimentos que serão destinadas para o Fundo Social de Solidariedade, sendo repassados às famílias carentes de nossa cidade, além de alimentos também foram recebidos litros de leite e fraldas.

Kennedy Oliveira

É formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelas Faculdades COC (atualmente Estácio). É pós-graduado em Comunicação: linguagens midiáticas, pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: