Como elaborar o lanche escolar

A alimentação da criança na escola é extremamente importante, pois além de ser essencial para a formação dos hábitos alimentares, garante a boa nutrição da criança, fornecendo nutrientes e energia necessários para o processo de aprendizagem, maior capacidade de concentração de memorização.

Atualmente muitas crianças ficam nas escolas em período integral, sendo necessário nesse caso programas a alimentação do dia todo. Algumas escolas apresentam nutricionistas para auxiliar nesse processo, porém em outras escolas essa tarefa fica com os pais. O lanche da escola acaba sendo um desafio para os pais, que optam pela criança levar o lanche de casa ou adquirir nas cantinas. As escolas hoje precisam se adequar a uma oferta de alimentos mais nutritivos e saudáveis para os alunos.

Os lanches na escola serão as refeições intermediárias da criança e por isso pode ser mais simples. Os pais precisam priorizar a qualidade nutricional do alimento a ser oferecido e, além disso, necessitam cuidar da segurança do alimento a ser enviado, se pode permanecer sem refrigeração por algum tempo. Lancheiras com vasilhas e garrafas térmicas são ótimas opções para conservar os alimentos por um período maior.

Outro fator que os pais precisam considerar é a variedade alimentar, evitando assim que a alimentação se torne monótona e que a criança acabe ficando sem comer.

Para compor o lanche escolar, é importante adicionar no lanche uma fruta, a qual pode ser picada previamente ou descascada para facilitar a ingestão. Frutas secas como ameixa e damasco, também podem ser uma opção para o lanche. Adicional à fruta, pode ser enviado para a criança torradinhas, biscoitos integrais ou pães integrais, se possível e aceito pela criança.

Alimentos como chocolates, doces e biscoitos recheados devem ser evitados, pois apresentam altos teores de açúcar refinado e gordura em sua composição, favorecendo, portanto o ganho de peso excessivo.

Os pais não podem descuidar também da hidratação dos seus filhos, sendo essencial que a criança leve para a escola uma garrafinha onde possa ingerir água.

A seguir algumas opções de lanches para a escola, lembrando sempre que cada criança possui uma necessidade energética e de nutrientes diferente, portanto para quantidades adequadas é necessário o acompanhamento de um profissional.

1- 4 cookies integrais, 1 caixinha de água de coco e 1 banana.

2. 3 bisnaguinhas integrais com queijo minas, 1 caixinha de suco de soja e 2 damascos secos

3. 2 bisnaguinhas integrais com queijo minas + 1 garrafinha de vitamina de fruta

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: