Como melhorar a queda de cabelo pela alimentação

A alimentação tem um papel importante para prevenir, diminuir e promover o crescimento saudável do cabelo.

Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo, em especial as mulheres, sendo que cerca de 1/3 delas sofrem de alopecia em algum momento da vida. Quando a mulher entra na fase da pré-menopausa esse problema pode se tornar mais crítico e angustiante, afetando o bem-estar emocional.

As causas que levam a queda de cabelo são diversas, incluindo uso de medicamentos, estresse físico, emocional, condições médicas e deficiências nutricionais.

A deficiência de vitaminas e minerais é comum e pode alterar a estrutura e o crescimento do cabelo. A perda de peso brusca, diminuição na ingestão de proteínas e deficiência de niacina, podem levar a queda de cabelo. Além disso, carências de zinco, selênio, ferro, vitamina A ou biotina também podem se manifestar como queda de cabelo. A biotina, conhecida como B7 ou vitamina H, é um nutriente essencial que está naturalmente presente em alguns alimentos, também é um nutriente essencial para o cabelo.

Sendo assim, a alimentação tem um papel importante para prevenir, diminuir e promover o crescimento saudável do cabelo. Alguns alimentos que podem auxiliar:

Foto: Divulgação

– Espinafre: vegetal verde, rico em nutrientes como folato, ferro e vitaminas A e C, que podem promover o crescimento do cabelo.

– Gema de ovo: os ovos estão cheios de vitaminas do complexo B, proteínas, ferro e fósforo. A gema é uma fonte especialmente rica em biotina.

– Leguminosas: feijão, soja, grão de bico, ervilha e lentilhas, fornecem fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas B, ferro, cobre, magnésio, manganês, zinco e fósforo.

– Nozes: contém vitaminas do complexo B, zinco e ácidos graxos essenciais, proteínas e biotina que podem promover o crescimento do cabelo. 

– Abacate: é uma excelente fonte de vitamina E, que pode promover o crescimento do cabelo. 

– Batata doce: são uma das melhores fontes vegetais de biotina. 

Renata Dessordi

Renata Dessordi é nutricionista formada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva. Mestra em Alimentos e Nutrição pela Unesp. Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela USP/Unesp. Auriculoterapeuta Francesa.

One thought on “Como melhorar a queda de cabelo pela alimentação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: