Sobremesa e cerveja combinam?

O final do ano é uma época de festinhas maravilhosas com muita comida boa, e a galera da cerveja nunca chega a provar a sobremesa para não abandonar o copo amigo. Mas será mesmo que não dá para unir as duas coisas? Vou mostrar pra vocês três harmonizações maravilhosas unindo o doce e a cerveja. A primeira dica bem clássica e as outras duas mais ousadas para alguns paladares.

Imperial Porter com macadâmia e castanhas do Brasil cobertas com chocolate ao leite

Porters e Stouts sempre dão certo com chocolate, fato. Até hoje não vi um ser humano que goste de comer e beber que não tenha aprovado essa combinação coringa. A Bravo é uma American Imperial Porter da Cervejaria Backer, da série Extreme 3 lobos. É uma cerveja de personalidade marcante, robusta e intensa, leva açúcar mascavo e descansa um tempo em barril de madeira amburana. No aroma, notas de madeira, canela e chocolate amargo. Na boca, a sensação que ela traz é de um aveludado, amargo, tostado e final seco, que sempre pede mais um gole e mais um gole… Possui coloração marrom bem escura, boa formação de espuma e orgulhosos 9% de teor alcóolico, para beber apreciando com moderação. É uma cerveja premiada com 15 medalhas em diversos concursos cervejeiros, bravo!

As castanhas cobertas com chocolate ao leite têm características crocantes, não muito doces e bem gordurosas, combinam muito com essa cerveja alcoólica, de corpo e carbonatação alta, pois os sabores se completam ao mesmo tempo que limpam o paladar para mais uma porção, finalizei a degustação com chocolate ao leite. Particularmente prefiro a crocância das castanhas ao aveludado gorduroso do chocolate puro. Ao meu paladar, classifico essa combinação como similaridade e complementação.

Double New England com cheesecake de chocolate branco, maracujá e geleia de pêssego

A segunda sobremesa é uma cheesecake de chocolate branco com maracujá e geleia de pêssego. Perfeição descreve essa harmonização. O aroma cítrico do maracujá da cheesecake combina muito com a Duo Sat, uma Double New England da Cervejaria Satélite, cerveja com corpo e carbonatação alta, extremamente aromática e com 8% de teor alcóolico. Amarga e refrescante!  A combinação provocou uma explosão de aromas e sabores. Se complementaram de uma maneira incrível, proporcionando uma refrescância ao mesmo tempo que o chocolate branco, apresentado em forma de mousse e em pedaços, quebra um pouco do amargor.  Ao meu paladar, classifico essa combinação como similaridade e complementação.

Belgian Fruit Beer com cheesecake com calda de frutas vermelhas

A terceira dica, também ousada, é uma cheesecake com calda de frutas vermelhas. A cerveja para acompanhar essa sobremesa é a Julieta, uma Belgian Fruit Beer também da Cervejaria Backer. Uma cerveja refrescante, leve, de apenas 4,8% de teor alcóolico, que leva frutas vermelhas in natura na composição. No paladar percebe-se uma acidez média, notas de framboesa e morango e no aroma destaca-se também o dulçor da levedura belga. Cerveja com duas medalhas no Festival Brasileiro de Cervejas de 2016, sendo uma delas Best of Show. A acidez da Julieta complementa a acidez da massa da cheesecake ao mesmo tempo que quebra o dulçor da calda de frutas vermelhas, uma experiência incrível. Bela dica de sobremesa bonita para servir no Natal. Ao meu paladar, classifico essa combinação como contraste, corte e complementação.

Existem várias possibilidades para unir sobremesas e cervejas, seja em combinações coringas ou ousadas, elas são sempre bem-vindas se você sentir a sensação de missão cumprida e felicidade pós degustação. Felicidade é sinônimo de comer e beber bem. Saúde!

Colaborações

Foto da chessecake com frutas vermelhas Daniele Cordesco (@cordescodanii)

Receita do mousse: Chef Tclei da Coluna Gastronomia do Chef.

Demais fotos, meus cliques.

 

Karina Hauch

Publicitária e beer sommelière. Apaixonada por cerveja, fábricas e mundo cervejeiro. Adora conhecer novos rótulos e experiências gastronômicas. Sonha viajar o mundo em busca de cervejarias e acumular experiências em horas-copo.

4 comentários em “Sobremesa e cerveja combinam?

  • 4 de dezembro de 2018 em 12:08
    Permalink

    Show!!!! Vale a pena experimentar as dicas!!!

    Resposta
  • 4 de dezembro de 2018 em 12:20
    Permalink

    Muito bom!! Cheers🍻

    Resposta
  • 4 de dezembro de 2018 em 18:23
    Permalink

    Preciso tentar essas combinações.

    Resposta
  • 4 de dezembro de 2018 em 20:46
    Permalink

    Show!!! Não imaginava na combinação com a Double NE IPA.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: